A páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Cristo, mas o que muitos não sabem é que tem sua influência nos antigos festivais pagãos de primavera e na própria páscoa judaica. Para os judeus a páscoa celebra o êxodo dos israelitas do Egito. Passagem de um povo da escravidão `a liberdade. Jesus, no catolicismo, teria feito sua passagem de morte `a vida. Dando a oportunidade de recomeçar para todos.
Portanto páscoa significa nova oportunidade, início de uma nova vida. A palavra páscoa se origina do termo hebraico Pessach.
Sendo assim, independente da escolha religiosa de cada um, a páscoa deve ser entendida em seu significado mais amplo, como época de passagem, de renascimento: uma oportunidade de reflexão e de recomeço. Sentido este que tem se perdido com os apelos comercias da mídia e, por que não dizer, pelo incentivo das próprias escolas que pecam em reduzir seu significado `a figura do coelho. Símbolo da fertilidade e do nascimento.
Boa passagem a todos!
Olá Karina!
ResponderExcluirSaiu meu post recomendando sua monografia: http://www.quitandinha.blogspot.com.br/2012/04/livros-para-paes-leitura-para-bebes.html