segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Dentinhos de leite - será que são os vilões?

Normalmente os dentes de leite começam a nascer mais ou menos aos quatro meses de vida de um bebê.  Não tem uma regra fixa de desenvolvimento, fatores genéticos normalmente influenciam sobre como e quando deverão nascer. Alguns bebês tem sua dentição mais tardia e isso é normal.  Mas a maioria dos  dentes de leite começam a nascer aos quatro meses. Momento muito delicado porque é exatamente quando as mães, devido à legislação atual, voltam a trabalhar, o que torna tudo, mais dolorido para mãe e seu bebê.
 A mãe se sente culpada ao deixar seu bebê e o infans terá que aprender a lidar com as ausências da mãe. Terá que se adaptar a mamadeira ou copinho.  O cuidador deverá aprender o ritmo da mãe e do bebê, afim de manter o “pé da história” de ambos...Um trabalho danado pra todo mundo,  e bem neste momento... os dentinhos resolvem nascer!!! Para que se tenha ideia do desconforto que eles causam,  podemos compará-los,  corpos estranhos que são  na boca do bebê, com espinhos no dedo. Incomodam e muito...
E tem mais, ao nascerem, os dentes causam inflamação, abaixam a imunidade do bebê e podem até causar uma febrinha. Digo febrinha, porque febre de 39°C por causa de dente não existe... e aí sim, aparecem as verdadeiras vilãs da história, viroses oportunistas que se aproveitam de todo este   contexto e atacam o bebezinho. Contudo os dentes são vistos como os grandes vilões: “Está irritado por causa dos dentes”...”É febre de dente”. O grande perigo disso tudo é acabar negligenciando  algo importante que o bebê está sentindo. A criança pode estar incomodada por outras razões, pode estar tentando comunicar outro desconforto, indicando que quer mudar de posição, que quer brincar, estar doente,  ou mesmo tentando pedir mais atenção de seus pais. Então atenção para isso.
 Uma dica para acalmar o desconforto causado pelo dentinho recente e que atrapalha principalmente a alimentação é esfregar a gengiva do bebê com uma “dedeira” antes de lhe oferecer o leite. Isto deve sanar o inchaço momentaneamente e o bebê deve mamar tranquilamente.
O incomodo causado pela primeira dentição não deve passar de algumas semanas e ao contrário do que muitos pensam, os dentes de leite devem ser muito bem escovados, principalmente antes do sono noturno, porque abaixo deles está a raiz dos dentes permanentes, que podem ser afetadas por “cáries de mamadeira”.   Karina Bonalume http://www.bercarioespacosingular.com.br/

2 comentários:

  1. Bom dia Karina! Agradeço pela visita ao meu Blog.
    Eu gostei muito das suas postagens. Vou acompanhar.
    Parabéns pelo trabalho no Berçário Espaço Singular. É muito bom saber que existem pessoas comprometidas com a Educação de qualidade na primeira infância.
    Que Deus te abençoe e te de sabedoria cada dia mais.
    Abraços

    ResponderExcluir