quarta-feira, 3 de agosto de 2011

livros de imagens

Bom lá vou eu falar da minha paixão, os livros, mas não são qualquer livros que me encantam. Amo os livros de imagens e vou lhes dizer porque. Porque eles são acessíveis a quem nos importa. Os bebes. Tornam possível que os pequenos, quase sempre coadjuvantes nas leituras de histórias, possam "ler" as imagens e se encantar por elas. Experimentem dar um livro só de imagens na mão de uma criança muito pequena ou mostrar as imagens a um bebê muito pequeno. Eles irão observar, sorrir se surpreender ao lerem a história. O bebê rapidamente entende que há algo mais interessante nos livros do que morder suas capas. Ao serem exposto aos livros, entende que a linguagem é um código e que para que se fale e para que se leia, deve se aprender este código.
Escolha livros coloridos, com uma boa estética e com imagens que surpreendam.  Veja se o conteúdo da história é interessante.

Contudo vale ressaltar que a leitura para bebes não deve visar aquisições sistemáticas da língua escrita. Todo o contato com o mundo da narração deve ser feito de forma lúdica e despretensiosa. E que esta deve estar inserida no cotidiano familiar e escolar e não ser feita como uma tarefa a ser cumprida em busca de aquisições.
Boa leitura à todos...

Um comentário: